-
Arquitetos: RC Architects India
- Área: 260 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hemant Patil
"A arquitetura como ciência surgiu da humilde necessidade de abrigo do homem. ‘Uma casa’ é a forma mais pura de desenho. No entanto, modernizada a pele, o espírito de uma casa é sua atemporalidade, onde a arquitetura transcende a moda. Além de uma sala com paredes robustas, um telhado, uma janela, uma lareira, todo o restante é luxo."
Situado em um pequeno bairro, o terreno desta casa oferece um contexto único em um ambiente semi-urbano. As laterais mais longas do lote estão encurraladas entre as casas vizinhas, enquanto as mais curtas estão alinhadas com duas ruas paralelas que permitem a iluminação e ventilação da casa e uma oportunidade para criar uma via dentro da edificação. A ideia do projeto era garantir a máxima disponibilidade de luz e ventilação natural sem atrapalhar a privacidade de seus habitantes. Minimizar também a dependência de recursos artificiais para ventilação e criar espaços que atendam mais de um grupo de usuários e mais de uma atividade.
Conceito - Como o nome sugere, a casa utiliza quatro telhados diferentes, cada um proporcionando uma experiência espacial única. Os telhados consistem em claraboias que atraem o ar fresco e iluminação natural passiva para toda a casa. Além da proteção do ambiente externo e do ruído, eles também criam experiências espaciais lúdicas dentro e ao seu redor. O projeto é desenvolvido entre duas paredes paralelas nas laterais mais longas do terreno e ruas nas mais curtas. Ele extrai a quantidade máxima de luz de seu núcleo central e abriga todos os espaços comuns ao seu redor, empurrando a maior parte do edifício para as bordas. A casa funciona em torno da ideia de um quarto e jardim, cada quarto está ligado a um jardim. O jardim em conjunto com a sala abriga diferentes atividades em diferentes momentos do dia e cria espaços com muitas permutações de uso.
Espaços - No térreo, entra-se na casa através de uma varanda porosa, porém coberta, e com vista para a rua. Ela permite a ampla entrada de luz natural que penetra ainda mais no hall adjacente o qual, por sua vez, recebe uma escada que leva ao primeiro andar. À medida que se avança para dentro da casa, depara-se com a luz da claraboia e um vislumbre do jardim à frente. A sala de estar, entre as paredes externas compartilhadas, aproveita ao máximo os outros dois lados, um voltado para o hall existente através de uma janela e o outro se transformando em meia parede com vista para a área de jantar e o jardim. A cozinha está localizada em frente à sala de jantar e é delimitada por uma parede externa de um lado e é aberta do outro, abrigando uma área de serviço e um banheiro comum.
O jardim comum é cercado pela sala, cozinha e quarto e é utilizado para diversas atividades ao longo do dia. Ele também desempenha um papel muito importante no fornecimento de luz e ventilação abundantes para toda a casa. O quarto, com seu banheiro privativo, possui aberturas nas paredes opostas facilitando a ventilação cruzada e se abre para um jardim privativo.
O primeiro andar é composto por dois quartos ligados a um terraço comum. O terraço comum começa como um espaço semi-coberto sob uma cobertura treliçada de madeira criando um volume intrigante onde os usuários podem sentar-se junto com aos bancos ou usá-lo como espaço para encontros. Este local é seguido por um terraço a céu aberto, repleto de floreiras e com vista para o jardim no térreo. Considerando a forte luz solar direta que o terraço recebe, as paredes são pintadas de vermelho para minimizar o brilho e torná-lo um espaço confortável para habitar. O terraço termina no segundo quarto que tem vista para dois jardins - o jardim do térreo e o jardim privativo, além de vista para a rua posterior através de uma janela de canto.